top of page
Lâmpada
Escrever em notas post-it amarelas

Nossa Metodologia

A metodologia de trabalho da Psicol é inspirada em alguns autores que trazem uma nova abordagem para a educação e a compreensão do mundo:

Félix Guattari (filósofo e psicanalista), aborda a nossa compreensão como parte do meio em que vivemos, e como aprendemos e agimos sobre a problemática ambiental, tendo por base AS TRÊS ECOLOGIAS (1990): a do meio ambiente, a das relações sociais e a da subjetividade humana (mental).

Pierre Weil (educador e psicólogo) é autor de A ARTE DE VIVER EM PAZ (1990), obra recomendada pela UNESCO e de contribuição da UNIPAZ que visa desenvolver, em cada um de nós, a paz na relação consigo mesmo (ecologia interior) e, a partir daí, a paz na relação com os outros (ecologia social) e com a natureza (ecologia ambiental).

Daniel Goleman e Peter Senge trazem em O FOCO TRIPLO: UMA NOVA ABORDAGEM PARA A EDUCAÇÃO (2015) três conjuntos de habilidades cruciais para se orientar em um mundo acelerado de distrações crescentes e envolvimento interpessoal ameaçado: o foco interno, em nós mesmos; o foco no outro, de sintonia com outras pessoas e o foco externo, para compreender o mundo de forma mais ampla.

Psicol-18.png

O que dizem sobre nossa metodologia

"Mais autoconhecimento, mais empatia com o outro, me levando a um patamar de maior entendimento das relações."
Aglomerado de estrelas
psicol psicologia e saude

PILARES METODOLÓGICOS DA PSICOL


Nossa metodologia é baseada em TRÊS PILARES/DIMENSÕES: Intrapessoal, Interpessoal e Sistêmica, e traz as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mundo atual como a autoconsciência, a empatia e o entendimento da nossa relação com o mundo, sendo assim possível melhorar o desempenho acadêmico e profissional, o desenvolvimento pessoal e os relacionamentos.

Embora as 3 dimensões possam ser abordadas individualmente e em qualquer ordem, as dimensões Interpessoal e Sistêmica estão, em grande medida, apoiadas na dimensão Intrapessoal.

As três dimensões

Dimensão Intrapessoal

Reconhecer e identificar emoções, conectar tais emoções a contextos maiores incluindo nossas necessidades, desenvolver discernimento em relação aos efeitos das emoções, navegar nas emoções de forma saudável e ter a capacidade de se autorregular são algumas habilidades que podem ser desenvolvidas na DIMENSÃO INTRAPESSOAL.

 

Através dos programas e projetos desta dimensão, os indivíduos podem evitar comportamentos reativos e impulsivos que são potencialmente perigosos. Ao mesmo tempo que se cultiva a tranquilidade mental necessária para tomar decisões que estejam alinhadas com seus interesses de longo prazo. Essas são habilidades fundamentais para que possamos florescer como seres humanos.

psicol psicologia e saude

Dimensão Interpessoal

Por sermos seres sociais por natureza, a habilidade de manter relações positivas com outras pessoas é também de muita importância para o ser humano. Embora essa habilidade tenha sido considerada como condição inata e imutável, pesquisas têm sugerido que traços pró-sociais podem ser fortalecidos por meio da aprendizagem, reflexão, e outras práticas intencionais dentro da DIMENSÃO INTERPESSOAL.

 

Os resultados desse tipo de treinamento compreendem mudanças mensuráveis no cérebro, no corpo, e no comportamento, com ganhos no bem-estar físico, mental e social.

psicol psicologia e saude
psicol psicologia e saude

Dimensão Sistêmica

Não interagimos apenas um com o outro de forma individual. Em um mundo cada vez mais complexo, global e interdependente, é importante que uma tomada de decisão responsável seja baseada na compreensão dos sistemas mais amplos em que vivemos e que novas maneiras de pensar e solucionar problemas, de forma colaborativa, interdisciplinar e orientada para o pensamento sistêmico, sejam desenvolvidas nessa DIMENSÃO SISTÊMICA.

 

O pensamento sistêmico representa uma nova maneira de resolver problemas, especialmente relevante para o mundo moderno. Ao invés de reduzir situações complexas a um único problema e tentar resolver esse problema isoladamente, o que muitas vezes é ineficaz ou efetivo apenas no curto prazo, o pensamento sistêmico é um modo de investigação contextualizada que busca compreender as complexas relações causais subjacentes aquele determinado problema.

psicol psicologia e saude
Antônio parou... no trabalho
04:45
Boa noite, Antônio!
06:40
O dia do feedback
02:24
Entendemos que a arte pode ser um instrumento de percepção das emoções
bottom of page