Descubra como a inteligência emocional pode potencializar a produtividade no ambiente corporativo. Aprenda a compreender e nomear seus sentimentos para melhorar sua eficiência e bem-estar no trabalho.
Você já parou para pensar como entender e nomear seus sentimentos pode impactar diretamente na sua produtividade? Refletir sobre nossas emoções pode ser o primeiro passo para compreender nossa saúde mental.
Na Psicol Psicologia e Saúde, entendemos que a inteligência emocional desempenha um papel importante no sucesso individual e organizacional. Neste post, vamos explorar como essa habilidade fundamental pode ser uma aliada poderosa no seu processo de aumento da eficiência e rendimento no trabalho.
A inteligência emocional (IE) deve ser entendida de duas formas, sendo elas: a capacidade de uma pessoa saber administrar e lidar com as próprias emoções e usá-las à seu favor; e a capacidade de compreender as emoções das outras pessoas.
O que estimula as emoções?
Quando falamos em emoções, nos referimos a um conjunto de reações que temos a partir de estímulos, seja de fatores externos no ambiente ou até mesmo de nossas imaginações.
O cérebro coordena essas reações, que geralmente ocorrem de forma muito rápida. Eventos importantes, como a transição da infância para a adolescência, da fase adulta para a velhice, ou até mesmo a mudança para outra cidade, podem desencadear novas e mais complexas emoções.
Emoções são sentidas no corpo
Muitas vezes, emoções e sentimentos são tratados como eventos místicos, que ocorrem fora do nosso corpo físico. No entanto, as emoções são estados mentais relacionados a alterações em nosso organismo em função de mudanças percebidas no ambiente.
Por exemplo, a sensação de frio na barriga antes de um evento importante ou a mão suando antes de uma apresentação são respostas emocionais do nosso corpo. Os sentimentos são a interpretação dessas mudanças fisiológicas e podem durar mais do que as emoções que os geraram.
Todas as emoções são importantes
Todas as emoções são naturais e têm uma função. Elas nos alertam sobre alguma necessidade, algo que está sendo suprido ou que precisamos suprir.
O medo ajuda a nos proteger de perigos, enquanto o nojo evita que consumamos algo prejudicial. Tanto as emoções que geram sentimentos confortáveis quanto aquelas que causam desconforto são importantes.
Suprimir as emoções não é a solução; reconhecê-las e entendê-las é o caminho para uma vida emocionalmente equilibrada.
A importância de reconhecer as emoções
Como as emoções resultam de processos físicos, podemos aprender a reconhecê-las e gerenciá-las, evitando comportamentos indesejados.
Compreender os sinais emitidos pelo corpo e dar nome às emoções pode ser o primeiro passo para uma vida mais equilibrada e madura emocionalmente.
O poder de trabalhar a Inteligência Emocional
Imagine estar em uma reunião importante e, de repente, sentir uma onda de ansiedade. Você sabe exatamente o que está causando essa sensação? Reconhecer e nomear suas emoções é o primeiro passo para lidar com elas de forma construtiva.
Quando você entende o que está sentindo, pode tomar medidas para gerenciar essas emoções, seja através de técnicas de respiração, pausas estratégicas ou comunicação assertiva.
A inteligência emocional não se limita apenas ao entendimento pessoal, ela também se estende às interações com os outros. Colaboradores que possuem essa habilidade tendem a construir relacionamentos mais saudáveis e empáticos, cultivando relacionamentos positivos.
E quando as relações interpessoais são fortalecidas, a colaboração e o trabalho em equipe fluem de maneira mais eficaz, impulsionando a produtividade coletiva.
É preciso ter resiliência em relação aos desafios. O ambiente de trabalho está repleto de desafios e obstáculos. No entanto, indivíduos com inteligência emocional desenvolvida estão mais preparados para enfrentar essas adversidades. Eles conseguem se recuperar mais rapidamente de contratempos, adaptar-se às mudanças e manter o foco nas soluções, em vez de se deixarem levar pelas emoções negativas.
Promovendo um ambiente de trabalho saudável
Empresas que priorizam o desenvolvimento da inteligência emocional entre seus colaboradores colhem os frutos de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Investir em programas de treinamento e workshops que abordam habilidades emocionais pode resultar em equipes mais engajadas, motivadas e resilientes.
O psicólogo norte-americano Daniel Goleman mudou a maneira como entendemos a inteligência humana. Autor do livro “INTELIGÊNCIA EMOCIONAL” (Objetiva, 1996), teorizou que a consciência das emoções é um fator muito mais relevante para o êxito nos relacionamentos e no trabalho, e até nosso bem-estar físico, do que o exercício da razão nua e crua.
Na Psicol Psicologia e Saúde, acreditamos firmemente que entender e nomear seus sentimentos é fundamental para impulsionar a produtividade no ambiente corporativo.
Ao cultivar a inteligência emocional entre os colaboradores, as empresas não apenas fortalecem seu capital humano, mas também promovem um ambiente de trabalho mais positivo e eficiente. Não subestime o poder de suas emoções - elas têm o potencial de serem suas maiores aliadas na busca pelo sucesso profissional.
Investir na saúde mental dos líderes e trabalhadores é investir na produtividade da sua empresa. Nosso portfólio inclui programas e projetos como terapia online, palestras, workshops e consultorias. Clique aqui e conheça nosso portfólio completo.
Referências:
Understanding Emotions: Origins and Roles of the Amygdala. - Maio, 2021. Disponível em:
https://www.mdpi.com/2218-273X/11/6/823. Acesso em: 24/05/2024.
Carreira: a importância de saber lidar com as emoções - Outubro, 2023. Disponível em:
https://www.ciadetalentos.com.br/blog/carreira-a-importancia-de-saber-lidar-com-as-emocoes/#:~:text=Ter%20consciência%20das%20suas%20emoções,longo%20da%20sua%20vida%20profissional. Acesso em: 24/05/2024.
A importância da inteligência emocional no trabalho - Dezembro, 2023. Disponível em:
https://gamarevista.uol.com.br/semana/como-ta-seu-trabalho/a-importancia-da-inteligencia-emocional-no-trabalho/ Acesso em: 24/05/2024.
Inteligência emocional: o que é e qual sua importância no ambiente de trabalho - Janeiro, 2024. Disponível em:
https://www.pontotel.com.br/inteligencia-emocional-no-trabalho/ Acesso em: 24/05/2024.
Understanding What Your Emotions Are Trying to Tell You - Julho, 2022. Disponível em:
https://psychcentral.com/health/understanding-what-your-emotions-are-trying-to-tell-you#emotions-scientifically-speaking Acesso em: 24/05/2024.
Do sentir e não querer à supressão emocional - Novembro,2016. Disponível em:
Comments